Gestão proativa

Com o objetivo de avaliar e se trabalhar a proatividade da liderança nos assuntos relacionados à Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA, a Cipalam iniciou um trabalho utilizando a ferramenta de gestão IPL - Indicador de Proatividade da Liderança. 

Todas as terças e quartas-feiras, durante 30 minutos, uma comissão avaliadora, composta por gerentes, coordenadores e equipe de Segurança faz uma ronda nos postos de trabalho dos colaboradores a fim de entrevistá-los sobre assuntos relacionados a aplicação das práticas e ferramentas de SSMA. O comitê visita uma área a cada dia. 

Nas abordagens são feitas perguntas sobre participação e conhecimentos dos temas tratados em DDS (Diálogo Diário de Segurança), realização e acompanhamento da VDS (Volta Diária de Segurança), conhecimento e participação no ICS (Indicador de Comportamento Seguro), aplicação e elaboração de APR (Análise Preliminar de Riscos), Bloqueio de Energias Perigosas, Plano de Ação do 5S, conhecimento sobre acidentes e incidentes e ações implementadas, emissão de relatos de anomalias, realização de pré-uso ou Check-List de equipamentos e realização da IGP (Inspeção Geral Planejada).

Após essa etapa, o comitê se reúne e cada avaliador repassa ao líder da área visitada, os pontos positivos e de melhoria identificados durante as entrevistas. 

 De acordo com o Técnico de Segurança do Trabalho, Leandro da Silva Cruz, a partir da utilização da ferramenta é possível estabelecer o perfil de cada líder e sua respectiva equipe, bem como direcionar os esforços para melhorias na gestão. "O mais interessante do programa é que tanto os entrevistados quanto o líder compreendem que a ferramenta auxilia na evolução da maturidade de segurança das equipes"